Antes de entrarmos neste conceito é necessário entender a diferença entre misturas e soluções. Bom, talvez você já tenha visto que uma mistura é (sei que parece obvio) misturar duas coisas, podendo ocorrer ou não interação entre estas. Por isso elas são classificadas em misturas homogêneas e misturas heterogêneas.
![]() |
Fig. 1 "Tipos de misturas" |
As soluções homogêneas são compostas por dois elementos que estão intimamente ligados, entretanto possuem propriedades diferentes. Não podemos dizer, por exemplo, que café com leite e uma pasta de dente possuem as mesmas características. E estas características são definidas de acordo com o tamanho das partículas dispersas na solução.
Entender isso é bem mais simples do que você imagina, veja bem, se você misturar água e areia, a areia é composto por particulas relativamente grandes e por isso não será miscivel com a água, mas se você mistura água com sal (que assim como a areia é um cristal) eles interagem muito mais; sabe porquê?
Por causa do tamanho dos cristais de sal, as partículas do sal são menores em reação ao tamanho das particulas de areia. Isso explica a maior afinidade da água com o sal do que com a areia.
![]() |
Fig.2 "Quimica de soluções" Fonte: Google |
De acordo com o tamanho das particulas (vulgo solvente) as soluções são classificadas em:
Soluções: partículas menores que 1 nm(10^-9 metros);
Támbem chamadas de soluções verdadeiras, as partículas são tão pequenas que não podem ser visualizadas a olho nú, por isso apresentão aspecto uniforme. Há ainda três classes de soluções verdadeiras.
1.1 Soluções metálicas: o bronze é uma mistura de cobre e estanho o ouro 18 quilates é formado por ouro e
. prata ou ainda ouro e cobre.
1.2 Soluções líquidas: água oxigenada, amônia, entre outras.
1.3 Soluções gasosas: ár atmosférico, aerossol. .
Dispersão coloidal ou colóides: partículas entre 10 e100 nm;
Se parecem muito com soluções verdadeiras, entretanto com o uso de uma centrífuga suas moléculas podem ser distinguidas. Existem muitos tipos de dispersões coloidais como gels, espumas, mas o principal destes é o grupo das emulsões.
Emulsões são coloides onde tanto a fase dispersa quanto a fase dispersante encontram-se em estado líquido. Calma, este foi só o primeiro conceito que o Google me deu... uma emulsão significa que pequenas partículas de um líquido estão dispersas em outro líquido; sendo estes dois líquidos imiscivéis (que não se misturam).
Os exemplos mais comuns de emulsões são: xampú, hidratande de pele, Scoot.
As emulsões são instáveis, entretanto algumas substâncias podem agir como emulsificantes, oferecendo estabilidade às emulsões.
Suspensões: particulas maiores que 1000 nm;
A última classe, é composta pelas suspensões, aqui as moléculas são um pouco maiores e já podem ser vistas a olho nú. Em meio aquoso suas partículas se sedimentam formando precipitado.
Um refrigerante de laranja por exemplo por vezes é preciso misturar a bebida antes de deliciar-se com o conteúdo, isto acontece por que algumas partículas ficam precipitadas no fundo da garrafa embora pareça uma solução verdadeira, o refrigerante é uma suspensão.
Outros exemplos de suspenção são: concreto, granito.
Monografia:
ATKINS, Peter JONES, Loretta. "Principios de química"- Booksman, 2006
Comentários
Postar um comentário