Farmácia X Biomedicina

      A cerca de uma semana foi divulgado pelo MEC o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e embora meus planos fossem outros, não me arrependo de forma alguma da escolha que fiz. Meu objetivo inicial era de cursar biomedicina, o curso me parecia extremamente apaixonante e embora haja muitas expeculações a cerca do mercado de trabalho, o mesmo nunca me assustou por que o mundo está sempre preparado para receber bons profissionais. 
     Além de serem no mesmo Centro de estudos ambos dividem componentes curriculares bem parecidos embora me pareça que farmácia é um curso um pouco "mais completo", visto que além de ter -QUASE- todas as matérias obrigatórias de biomedicina também inclue algumas disciplinas de exatas como física e química coisa ,que não se vê muito no outro curso.
    Biomedicina é um curso um pouco mais específico, você não encontra, por exemplo, muitas matérias obrigatórios, em sua maioria são eletivas e vão te direcionar exatamente para o que você quer trabalhar. Isso gera profissionais mais afiados, entretanto pode ser um empecilho na hora de arrumar emprego.
Fig.1 "Curso de farmácia". Disponível em <papouniversitario.anhembi.br/wp-content/uploads/2016/02/curso-de-farmacia.png>
    Embora exista uma certa "richa" entre os estudantes dos dois cursos, o que não contribui em nada para o avanço da ciência. O orgulho, e o desejo de demostrar que o seu curso  é superior atrapalha muito o desenvolvimento do estudante, especialmente no ramo de ciências da saúde.
   Sobretudo por que farmaceuticos e biomédicos atuam juntos em  pesquisas, análises clínicas, ou laboratórios de ciências forenses.  
    Mas se por acaso você está com dúvida sobre qual carreira seguir basta medir o peso que cada disciplina tem sobre você. Se você manda bem em biologia e química mas mesmo assim não se dá muito bem com física e matemática vá para biomedicina, lá você tem mais chance de se dar bem. No entanto se você gosta de exatas e não se importa em passar horas medidos dados e conferindo contas farmácia pode ser o seu curso. 
   Nunca meça esforços pelos seus sonhos, independente do curso que você escolher faça com dedicação, ame cada fase dessa nova etapa da sua vida e pode ter certeza, vai dar tudo certo!
   

Comentários

  1. Ótima maneira de estudar: Ajudando os outros também. Muita sorte, meu bem. Que tua iniciativa cative mais pessoas, assim como me cativou. Adoro adorar-te.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vi este cometário hj rsrs. Obrigada meu querido, você deveria ter um blogger também, eu amo seus textos.

      Excluir

Postar um comentário